Pesquisa afirma que jogadores podem misturar games e realidade




Já imaginou andar por aí e observar barras de energia sobre as cabeças das pessoas? Ou interagir com o mundo por meio de menus de interface ou com o pressionamento involuntário de botões, mesmo quando não se está segurando o controle? Foram essas algumas das respostas dos entrevistados para uma pesquisa das universidades Stockholm e Nottingham Trent, que chegou à conclusão de que alguns gamers chegam a confundir jogos e realidade.
Ao questionar 42 jogadores com idades entre 15 e 21 anos, as universidades chegaram à conclusão de que a exposição a games através dos anos pode criar o GTP, Game Transfer Phenomena (Fenônemo de Transferência de Games, em inglês). Esse estado faz com que os usuários de jogos criem uma distorção da realidade, incorporando efeitos dos títulos à vida real por meio de ações e sensações.
Os reflexos do GTP seriam a criação de ilusões de ótica e associações automáticas, com o gamer passando a agir no mundo real da mesma forma que atua nos video games. Tal fenômeno tende a desaparecer quando a jogatina é mais frequente. O estudo completo será publicado no final de setembro na International Journal of Cyber Behaviour, Psychology and Learning, uma revista cientifíca dedicada a pesquisas comportamentais que envolvem elementos digitais.
Levando em consideração que existem jogos como o GTA por exemplo...isso é algo para se preocupar...