Marcha para Jesus 2011 teve média de 5 milhões de pessoas (segundo portal Terra)


  A 19ª edição da Marcha para Jesus reúne milhões de pessoas desde as 10h em São Paulo. Foto: Divulgação
Foto: De manhã até o fim da tarde cerca de 5 milhões participaram da Marcha pra Jesus. Portal Terra

Segundo os organizadores da Marcha para Jesus, cerca de cinco milhões de pessoas participaram do evento. A Polícia Militar afirmou que só na Praça Herois da Força Expedicionária Brasileira, local dos shows, existia um milhão de pessoas. A PM acrescentou ainda que o número de cinco milhões de participantes poderia facilmente ser atingido.
O líder da Igreja Renascer e presidente da marcha, apóstolo Estevam Hernandes disse que se surpreendeu com o grande número de participantes: “Essa Marcha foi surpreendente e superou muito as nossas expectativas e a gente percebe o sentimento que há no coração do povo por essa vontade e disposição em marchar. Está sendo uma Marcha muito, muito especial. Graças a Deus temos a satisfação de dizer que essa Marcha foi um grande sucesso" declarou. Perguntado se está nos planos a volta da marcha na Avenida Paulista, Estevam afirmou ser impossível pelo fato do local não comportar o número atual de participantes.

Participação
A marcha para Jesus 2011 contou pela primeira vez com a participação do pastor Silas Malafáia que aproveitou para criticar o projeto de lei que criminaliza a homofobia: "Se governador, prefeito e presidente for contra a família, não vai ter o nosso voto. Se amanhã alguém quiser fazer a marcha a favor da pedofilia, vai poder fazer. Não estamos querendo fundar o Estado evangélico" disse que acrescentou "O STF rasgou a Constituição que, no artigo 226, parágrafo 3º, diz claramente que união estável é entre um homem do gênero masculino e uma mulher do gênero feminino. União homossexual uma vírgula. Ninguém aqui vai pagar de otário, de crente, não. Se for contra a família não vai ter o nosso voto" ameaçou
http://img.terra.com.br/i/2011/06/23/1928850-6683-atm14.jpg
Foto: Multidão na Marcha para Jesus

Vaiado
O prefeito de São Paulo visitou a marcha que afirmou ser positivo a realização do evento na cidade: “Mais
uma vez estamos aqui acompanhando a Marcha para Jesus e, nesse ano, com as ações do poder público aperfeiçoadas, procuramos dar mais conforto e segurança aos participantes. Quero cumprimentar os organizadores, o apóstolo Estevam Hernandes e o Deputado Federal Marcelo Aguiar e todos aqueles que ajudaram nessa organização. Essa Marcha tem sido feita com muito sentimento cívico e com isso temos a Marcha como um dos grandes eventos da cidade de São Paulo. O impacto na cidade é muito positivo. Todo ano, o povo comparece, o que significa que o cidadão incorporou essa participação em um evento tradicional de São Paulo."
Já no palco, Gilberto Kassab começou a ser vaiado logo Estevam resolveu apresentar os demais pastores presentes no evento.

Temas
Alguns temas polêmicos como a PL 122 e "Marcha da Maconha" foram abordados pelo pastor Silas Malafaia e senador Magno Malta, sobre isso o apóstolo Estevam afirmou que na marcha há "liberdade de expressão":  "As pessoas têm liberdade política e de expressão. A marcha não é um evento político. São opiniões pessoais que a gente não tem como controlar"afirmou. Sobre a ausência do jogador Kaká, o líder resumiu: "O Kaká é uma grande personalidade. Esse ano nós temos alguns jogadores, como o Julio César, do Corinthians, mas a grande estrela é Jesus".

http://img.terra.com.br/i/2011/06/23/1928851-2009-atm14.jpg
Foto: Pr Jabes de Alencar, Silas Malafaia, Estevam Hernandes e Marcelo Aguiar

Polêmica
Depois de admitir ser contra o casamento gay e a marcha da maconha, Estevam foi questionado por um repórter sobre qual fator pesa mais na desagregação da família, o homossexualismo ou o crime de evasão de divisas, pelo qual foi condenado a pena de 140 dias de prisão nos EUA, o apóstolo mudou de assunto.

Protesto
Com a expressão #marchaprajesusmanero, alguns ateus e gays organizaram um grande protesto contra a marcha para Jesus no twitter. A palavra conseguiu alcançar o segundo lugar no ranking dos mais comentados em São Paulo, porque muitos não sabiam o que realmente significava a expressão. Católicos se sentiram ofendidos com a marcha para Jesus no dia de Corpus Christi: "Pura provocação contra a Igreja Católica, pq no mesmo dia da procissão de Corpus Christi?" outros provocavam os evangélicos: "Jesus expulsou os vendilhões do tempo, mas eles voltaram na forma de igrejas caça-níqueis"; já alguns tentavam amenizar a confusão: "ateus ou cristãos, somos todos iguais, aonde foi parar o respeito as diferenças?"
Os católicos se sentiram ofendidos depois que foi divulgado uma drástica redução no número de fiéis (em relação aos anos anteriores) que participaram da tradicional procissão neste feriado de Corpus Christi.

Registros
Cerca de 400 pessoas foram atendidas depois de apresentar sintomas de pressão baixa. Segundo a Polícia Militar nenhuma ocorrência grave foi registrada

Fonte: Folha Renascer