Neste frio, tome cuidado com banho muito quente



Nessa época fria, é muito comum as pessoas tomarem banhos demasiadamente quentes e prolongados. No entanto, é importante que você saiba que tal hábito resseca e desidrata a pele. O banho quente e prolongado retira a camada manto-lipídica da pele, uma camada de proteção natural, que confere à nossa pele uma textura suave. O ressecamento da pele pode provocar coceira, e essa pode evoluir para um eczema, que é uma irritação da pele, com vermelhidão, inchaço, podendo descamar, formar bolhas e rachaduras. Além disso, geralmente as doenças de pele se agravam no inverno, devido à remoção da camada natural de proteção da pele. Exemplos de algumas doenças que agravam no inverno são: dermatite seborréica, dermatite de contato, dermatite atópica, rosácea e psoríase.
Quem tem pele oleosa pode tomar banhos quentes e prolongados?
Não. As pessoas com pele oleosa também são prejudicadas, pois à medida que ocorre a retirada da camada manto-lipídica da pele pela água quente, o organismo acelera a produção de sebo para “repor” a oleosidade perdida.
Tome banhos rápidos (8 minutos é o tempo ideal) e use sabonete líquido nas áreas de maios produção de suor, como as axilas.


  • A temperatura da água deve ser morna.







  • Escolha sabonetes neutros, de glicerina ou com hidratantes em sua composição.







  • Não use buchas e não esfregue exageradamente a pele durante o banho.







  • Use cremes hidratantes diariamente após o banho, com a pele ainda úmida. Você sabia que quando a pele ainda está úmida a absorção de creme hidratante é maior? Os cremes mais recomendados são aqueles que têm uréia na sua composição. Consulte um médico dermatologista que ele poderá te prescrever um bom creme hidratante.







  • Se você sente necessidade de tomar dois banhos por dia, no segundo banho, use sabonete apenas nas axilas, área genital e nos pés.